Papai Noel também pode sofrer da coluna… previna-se para uma “Noite Feliz”
Imaginemos a seguinte situação neste final de ano: Papai Noel e seus duendes preparando brinquedos para crianças e presentes para “adultos” do mundo inteiro… como sua rotina deve cansá-lo!! Agora, imagine ele carregando aquele saco cheio de sonhos e presentes na noite de Natal… Como estaria seu corpo? Sua coluna? Será que ele tem artrose nela? “Bicos de papagaio”? E os joelhos? Será que nunca precisou parar de trabalhar devido a uma lesão por esforço repetitivo (LER)?? Como ele mantém sua forma para nunca se lesionar?? A vida de Papai Noel não é fácil!!
Brincadeiras à parte… é uma rotina desgastante para quem trabalha neste final de ano fazendo a alegria da criançada nas praças, lojas, shoppings. Ficar sentado durante horas numa poltrona por vezes desconfortável, ou numa postura incorreta, precisando pegar crianças dos mais variados pesos no colo, alimentando-se mal, roupa pesada e quente, muitas vezes dobrando turno, são atividades muito desgastantes fisicamente. Portanto, é preciso tomar uma série de cuidados para não “travar” ou chegar ao final da maratona com dores – e “perder” a noite de Natal.
Os profissionais podem sofrer sobrecargas em sua coluna e desenvolverem desde lombalgias até torções, distensões e hérnias discais. Se forem obesos, o que é mais comum na hora da escolha para o papel, o risco aumenta muito. Por vezes associado a essa obesidade, temos pessoas que não fazem nenhum tipo de exercício ou uma leve caminhada, ou seja, sedentárias.
Uma sugestão é alinhar os exercícios à ocupação.
O mais indicado é que os Papais Noéis pratiquem qualquer atividade física seja musculação, natação ou pilates, durante o ano todo, para agüentar a maratona desgastante. Uma musculatura fortalecida e alongada faz muita diferença.
Caso não tenha se preparado ao longo do ano, outra sugestão seria levantar por 10 minutos a cada hora sentado, caminhar um pouco e fazer pausas para suas necessidades. O ideal também é sentar-se numa postura correta (sobre os ísquios, ossinhos do bumbum), com a coluna totalmente apoiada e evitar curvar-se à frente por longos períodos. Quando houver necessidade de pegar crianças do chão, agachar-se e contrair o abdômen para evitar esforços sobre sua coluna.
Tomando esses devidos cuidados e associando uma alimentação saudável, a chance de evitar problemas de saúde é maior.
Tanto para prevenção quanto tratamento, a Azzera Clínica está aberta a receber os atuais e futuros Papais Noéis, e oferecer o melhor recurso terapêutico para sua coluna.