Conjunto de terapias pode tratar e eliminar a ansiedade
Considerada uma das “doenças da modernidade”, a ansiedade atinge, atualmente, um grande número de pessoas. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que aproximadamente 33% da população mundial sofre de algum transtorno de ansiedade. No Brasil, de acordo com a Previdência Social, os problemas emocionais, como a depressão e a ansiedade, são a terceira razão de afastamentos de trabalho.
A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central consequente à interpretação de uma situação de perigo. Por vezes a pessoa que sofre de ansiedade, sente uma necessidade de sempre fazer coisas de forma a fugir do seu estado emocional para que se sinta melhor. Sensação de aperto no peito e tremores, presença de pensamentos negativos, preocupação ou medo, fazem parte dos sintomas desse mal.
De difícil tratamento, a ansiedade apresenta diversos graus, e comumente requer o uso de medicamentos, que vêm acompanhados de seus efeitos colaterais.
Contudo, pessoas diferentes apresentam sintomas, necessidades e requerem tratamentos diferentes umas das outras. E algumas não conseguem se adaptar aos chamados tratamentos convencionais.
Para essas e para todas as outras pessoas que sofrem de ansiedade, existem diversas opções tanto para prevenção quanto para resolução deste problema. A Acupuntura, o Pilates e a Microfisioterapia são alguns dos tratamentos que podem ajudar e muito a amenizar esse sofrimento.
Acupuntura
Muitas pessoas acreditam que a acupuntura é uma das práticas mais eficazes para curar a ansiedade.
De acordo com o fisioterapeuta acupunturista Dr. José Carlos Nogueira Júnior, da Azzera Clínica, a acupuntura oferece três benefícios importantes para quem está sofrendo com a ansiedade: tem resultados imediatos, reduz o efeito bola de neve, e lida com outros problemas de saúde ao mesmo tempo.
Um dos mais graves transtornos de ansiedade são os ataques de pânico. As pessoas que sofrem desse mal sabem que o medo de ter um ataque de pânico na verdade causa ainda mais pânico, o que consequentemente confirma o medo e aumenta a probabilidade de ter outro ataque mais intenso no futuro. “A acupuntura vai reduzir esse processo de pensamento significativamente, o que deverá reduzir o potencial que a ansiedade tem de alimentar ela mesma. Com a vantagem que a acupuntura tem de possuir pouco ou nenhum efeito colateral”, comentou o Dr. José Carlos.
A medicina tradicional chinesa descreve uma força de energia chamada Qi que regula a saúde geral do corpo. Assim como o sangue no sistema circulatório, o Qi se move por todo o corpo através de caminhos chamados meridianos.
Quando fatores como machucados, estresse, má alimentação ou mudança no ambiente interrompem o fluxo de Qi, a consequência é problemas de saúde. Ao inserir agulhas em pontos específicos do corpo, os acupunturistas restauram o equilíbrio de Qi na saúde geral do corpo.
Assim, a acupuntura pode fazer o sistema nervoso produzir químicas que combatem as dores, turbinar a capacidade natural do corpo de se curar ou estimular a parte do cérebro que controla as emoções, incluindo a ansiedade. Todos esses resultados podem ajudar as pessoas a se sentirem mais equilibradas e tratar uma variedade de enfermidades.
A maioria dos pacientes relatam que passam a dormir melhor e passam a ter uma sensação mais forte de bem-estar geral depois das primeiras sessões.
Pilates
Como forma de atividade física, o Pilates naturalmente libera substâncias prazerosas no cérebro, que causam o bem-estar e o relaxamento. Além dessa característica, o Pilates também é benéfico contra a ansiedade pois trabalha com a respiração.
A fisioterapeuta responsável pelo Pilates na Azzera Clínica, Dra. Joice Camila Ramalho de Paiva, explica que quando uma pessoa passa muito tempo num estado de ansiedade, ela acaba interrompendo a respiração, ocasionando um bloqueio no músculo diafragmático, o que pode causar dores de cabeça, problemas gastrointestinais, dores nas costas e até mesmo um aumento na ansiedade.
“O Pilates trabalha bastante com a respiração, para a execução correta dos movimentos, por isso beneficia as pessoas ansiosas, que aprendem a respirar, de forma consciente e com muito mais calma”, afirma a Dra. Joice. “Além disso, o Pilates ajuda na concentração e foco, desviando os pensamentos ansiosos e dando mais confiança ao paciente”, garante.
Microfisioterapia
Para a Microfisioterapia, há uma relação estreita entre o corpo e a mente, permitindo que em momentos de estresse e ansiedade as pessoas passem por sintomas não só emocionais, como a inquietação e a insônia, mas também físicos, como a taquicardia, sudorese, tremores, tensão muscular, aumento das secreções e dor de cabeça, entre outros. Quando recorrente e intensa, a ansiedade também é chamada de Síndrome do Pânico.
Os momentos de estresses passados no decorrer da vida acarretam memórias, que permitem ao corpo tentar se proteger de um novo acontecimento parecido. Mas, muitas vezes, o organismo ao tentar se proteger acaba por acarretar disfunções, levando até a doença graves em alguns casos.
A Microfisioterapia trabalha em detectar essas memórias no corpo e dar informação pelo toque das mãos do fisioterapeuta ao organismo, a fim de que seja restabelecida a normalidade funcional.
De acordo com a fisioterapeuta especialista em Microfisioterapia, na Azzera Clínica, Dra. Mônica Marceli Souza Santos, há inúmeros casos onde pacientes após a primeira sessão, já têm melhora significativa dos sintomas da ansiedade, chegando a diminuir ou até eliminar o uso de medicamentos ansiolíticos.
A Azzera Clínica oferece tratamentos como a Acupuntura, o Pilates e a Microfisioterapia. Agende um horário com nossos especialistas, pelo telefone 3645-8990.