Azzera Clínica conta com tratamentos específicos para gestantes
Durante o período da gestação, a mulher merece cuidados mais que especiais com o corpo e a saúde. Essa é uma fase delicada, em que há muitas restrições quanto ao tipo de medicamentos, produtos e atividades que a futura mamãe pode fazer uso.
Na Azzera Clínica, as futuras mamães podem ficar sossegadas pois contam com acompanhamento de profissionais especializados para tratamentos estéticos e Pilates.
Muitas mudanças físicas, hormonais e psicológicas são iniciadas na mulher durante o período gestacional, mas com cuidado e atenção, vários tratamentos estão liberados nesta fase. Importante ressaltar que todas as atividades devem ter acompanhamento e autorização médica, pois cada mulher tem peculiaridades que devem ser respeitadas.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contraindica o uso de três substâncias na gravidez: chumbo, cânfora e ureia acima de 3%, as quais podem ser facilmente encontradas em diversos produtos, como cremes, colorações e hidratantes. Por isso, o cuidado deve ser redobrado ao ler os rótulos dos produtos.
A fisioterapeuta responsável pelo setor de Estética da Azzera Clínica, dra. Maria Maia, indica a limpeza de pele, realizada com produtos hipoalergênicos, a massagem relaxante e a drenagem linfática a partir do segundo trimestre. “A gestante deve receber a autorização de seu obstetra para a realização de todas as atividades, principalmente da drenagem, que deve ser realizada de maneira especial, pois a pressão exercida deve ser menos intensa do que na drenagem linfática comum”, explica.
Ela lembra ainda que o obstetra deve ter conhecimento de todos os cosméticos utilizados pela gestante, pois alguns podem conter ácidos ou substâncias para clareamento, que são contraindicadas. “Algumas substâncias podem ser absorvidas pelo corpo e trazer riscos para o feto”, alerta a dra Maria.
Em todos os casos, o bom senso é fundamental. “O organismo da mulher passa por diversas transformações durante a gestação, inclusive hormonais, e alguns tratamentos devem ser deixados para após o nascimento do bebê, como tratamentos de radiofrequên
cia, com luz pulsada, laser fracionado ou qualquer outro tipo de tratamento anticelulite, contra estrias ou cicatrizes”, lembra a dra Maria Maia.
Pilates para gestantes
O Pilates é uma excelente escolha para as gestantes, pois trabalha de maneira global tanto o fortalecimento dos músculos centrais do corpo, quanto o alongamento, com baixo impacto.
Na Azzera Clínica, a prática tem como responsável a dra. Joice Camila Ramalho de Paiva. As aulas para gestantes são realizadas de maneira individual e exclusiva, respeitando as características e condicionamento físico de cada mulher, e sendo adaptados em todos os trimestres, tornando o método ainda mais seguro.
Os exercícios de Pilates na gravidez podem ser realizados desde os três primeiros meses, desde que a gestante já seja praticante do método, e a partir do terceiro trimestre para as iniciantes. Nesta fase, são realizados exercícios específicos para preparar o corpo da futura mamãe para a chegada do bebê, devido às transformações físicas causadas e auxilia para um parto normal, caso seja da vontade da gestante. “Com os músculos mais fortes e firmes, a gestante tende a sentir menos dores nas costas, movimenta-se com mais facilidade e tem mais disposição para realizar suas atividades do dia-a-dia. Esse fortalecimento também beneficia a mulher para que tenha mais conforto e resistência durante o período de gestação e na hora do parto”, explicou o dr. José Carlos Nogueira Júnior, responsável pela clínica.
Além disso, o Pilates também é famoso por ajudar as novas mamães a recuperar a forma física que tinham antes da gravidez.
Entre em contato conosco pelo 3645-8990 e agende uma avaliação!