Azzera Clínica oferece tratamento com ventosas

Azzera Clínica oferece tratamento com ventosas

As já famosas marcas roxas no corpo do nadador Michael Phelps, durante a Olimpíada Rio 2016, chamaram tanta atenção quanto a performance do atleta norte-americano na competição. O tratamento que deixou marcas nas costas e ombros de Phelps é feito com ventosas. A ventosaterapia, como é chamada, faz parte do roll de técnicas utilizadas na Azzera Clínica.

A técnica consiste em colocar espécies de “copos” de vidro ou acrílico e criar um vácuo entre a pele e o interior deles, fazendo com que a pele seja sugada. A partir daí ocorre uma pressão negativa na pele, estimulando a circulação local e liberando as toxinas presentes no sangue.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, isso faz com que pontos energéticos obstruídos sejam desbloqueados, levando à sensação de bem-estar logo na primeira aplicação.

A ventosa, segundo a MTC, tem a propriedade de limpar o sangue das toxinas acumuladas no organismo produzida pelos alimentos e outras fontes poluentes. A estagnação do sangue, escuro e sujo, nos músculos das costas ou das articulações é considerado pelas medicinas orientais como um dos elementos causadores de doenças.

A sensação de alívio do tratamento é causada pelo aumento do fluxo de sangue na região tratada, que favorece ainda a nutrição muscular, aliviando as tensões, dores musculares e articulares.

Indicações e contra-indicações ventosa-atendimento-quadrada1

O tratamento é bastante comum em atletas, que recorrem à ventosaterapia para combater a dor e melhorar seu rendimento físico, mas é indicada também a todos que sofrem com problemas emocionais e estresse. Não pode ser utilizada por pessoas que tenham problema de pele ou façam uso de anticoagulantes.

A aplicação de ventosas é contra-indicada ainda para casos de febre-alta, convulsões ou cólicas, alergias na pele ou inflamações ulceradas, áreas onde o músculo é fino ou a pele não é plana por causa dos ângulos e depressões ósseas, no abdômen e região lombar em gestantes.

Resultado satisfatório

Com “apenas” cerca de 3 mil anos, essa técnica chinesa começa agora a ganhar força no país, após a visibilidade adquirida nos Jogos Olímpicos. Contudo, para evitar danos, a recomendação é que seja aplicada somente por um profissional habilitado.

“A ventosaterapia é normalmente associada a outros tratamentos, como a acupuntura tradicional, com agulhas, por exemplo, dependendo do quadro de cada paciente”, explicou o fisioterapeuta dr. José Carlos Nogueira Júnior, especialista na técnica. “Não existe tratamento milagroso, mas os pacientes que utilizam a ventosa mostram uma melhora muito grande e garantem que a dor de baixa a média intensidade durante a aplicação e os roxinhos que podem vir depois, valem a pena”, conclui.

Agende seu horário na Azzera Clínica e experimente essa e outras técnicas da Medicina Tradicional Chinesa.

Have your say