Fisioterapeutas alertam: uso contínuo de salto alto é prejudicial à coluna

Fisioterapeutas alertam: uso contínuo de salto alto é prejudicial à coluna

Março é o mês da mulher e, em homenagem a todas as mulheres, o site da Azzera Clínica desenvolveu diversas reportagens alertando sobre cuidados para que elas tenham a saúde sempre em dia

 

O salto alto! Companheiro de um grande número de mulheres, considerado peça-chave no guarda roupa feminino, sinônimo de elegância e até de sensualidade. Definitivamente, este calçado não passa despercebido e dá sempre um toque a mais em qualquer visual.

No entanto, os fisioterapeutas da Azzera Clínica alertam para o uso contínuo do salto alto: ele é prejudicial, e muito, à coluna, pernas e pés.

materia-salto-alto-e-dor

São considerados saltos altos aqueles acima de 15 centímetros. Os de 5 a 10 centímetros são os saltos médios e, abaixo disto, são os saltos baixos. Atenção, também para as “rasteirinhas”, que devem ser usadas com parcimônia. “Os sapatos de salto interferem na estrutura natural do corpo. Quando o salto é muito alto, a mulher força a curvatura da coluna para trás, para manter o equilíbrio. Isso resulta, muitas vezes em dores na lombar, nas pernas e nos pés”, explicou a fisioterapeuta dra. Mônica Marceli Souza Santos. “As rasteirinhas também são prejudiciais, pois os calcanhares ficam continuamente apoiados no chão, sobrecarregando tornozelos e pés”.

Saltos muito altos podem causar entorses, problemas posturais e na coluna, já os saltos muito rasteiros, causam esporão de calcâneo e fasceíte plantar e entorses, por exemplo. A automedicação também não é indicada.

“Ao sentir dores, muitas pessoas tomam por conta própria anti-inflamatórios ou relaxantes musculares e isso camufla o problema. Quando sentimos dores, é porque estamos no limite do nosso corpo. Dor é sempre indicativo de que algo está errado”, alerta a fisioterapeuta dra. Maria Maia.

Além de evitar usar continuamente saltos acima de 15 centímetros, a dica é fazer alongamentos diariamente, se atentar para a numeração correta do calçado, para que ele não fique muito apertado nem folgado e, para o final do dia, fazer um escalda-pés com água morna.

materia-pesA Azzera Clínica conta com diversos tratamentos que podem ajudar as mulheres que precisam usar salto alto por muito tempo, devido, por exemplo, a sua profissão. “Indicamos a fisioterapia para diminuir as dores e tratar as causas do incômodo, além da reeducação postural e da medicina tradicional chinesa. Dependendo de cada caso, podem ser realizadas, inclusive, terapias combinadas”, explicou o fisioterapeuta dr. José Carlos Nogueira Júnior.

“Paralelamente ao tratamento, indicamos o Pilates para o fortalecimento e alongamento da coluna, pernas e pés, diminuindo o desconforto e auxiliando na postura e resistência corporal”, concluiu a fisioterapeuta dra. Joice Camila Ramalho de Paiva.

 

Have your say