Ações simples garantem a saúde da coluna
Ninguém gosta de sentir dores. Nas costas, então, parece que todas as atividades do dia a dia ficam prejudicadas! Na maioria das vezes, não damos atenção à nossa coluna, porém, ações simples podem dar fim às dores nas costas, garantindo uma coluna saudável e uma vida com muito mais qualidade.
Até mesmo ao dormir e acordar, pode-se manter a saúde da coluna. Algumas das dicas do proprietário da Azzera Clínica, o fisioterapeuta dr. José Carlos Nogueira Júnior, são quanto a adaptação na hora de dormir, mesmo sabendo que na maior parte do tempo estaremos “subconscientes”.
Caso a pessoa durma de lado, pode usar um travesseiro capaz de preencher o espaço entre o colchão e sua orelha, mantendo a coluna alinhada, e outro travesseiro entre as pernas, para adequar a altura do quadril e não rodar a coluna. Caso durma de barriga para cima, a dica é colocar um travesseiro debaixo dos joelhos.
Dormir de bruços não é recomendado, mas se a pessoa não conseguir dormir de outro jeito, pode utilizar um travesseiro embaixo da barriga e não da cabeça, diminuindo a curvatura lombar.
Na hora de levantar, toda a atenção é necessária. Antes de sair da cama, a pessoa deve virar o corpo para um dos lados, colocar as pernas para fora como um contrapeso, apoiar-se nos braços, contraindo o abdome, e subir o tronco até ficar sentado, utilizando a força dos braços. E só depois deve ficar em pé.
No dia a dia, existem muitas ações que podem contribuir para evitar dores nas costas. Ao carregar bolsas, sacolas e malas, a pessoa deve distribuir o peso igualmente nos dois braços. Ao pegar coisas do chão ou abaixo da linha da cintura, é importante agachar-se, dobrando os joelhos e mantendo a coluna reta.
Outra dica é fazer exercícios físicos regularmente, para fortalecer a musculatura da coluna, lembrando sempre de alongar antes e, principalmente, depois da atividade física, e várias vezes durante o dia se possível.
Ao sentar-se, é importante ficar atento à postura, evitando cruzar as pernas. As nádegas devem encostar no fundo da cadeira ou sofá e as pernas devem fazer um ângulo de 90 graus. Caso seja necessário ficar sentado por muito tempo, é importante levantar-se algumas vezes e caminhar um pouco ou alongar.
Ao dirigir, o banco não deve ser reclinado demais, as costas devem ficar apoiadas e o quadril, no ângulo de 110 graus aproximadamente entre o encosto e o assento. Joelhos não devem ficar muito esticados nem muito flexionados.
Apesar de ser comum sentir dor nas costas ocasionalmente, elas podem indicar que algo não está indo bem, principalmente se as dores forem frequentes. É importante não ignorar problemas ou dores na coluna e procurar um profissional para orientações sobre as melhores condutas para preservar a sua saúde. Deixar o problema para depois, pode torna-lo mais sério e de mais difícil resolução.
A Azzera Clínica está à disposição para oferecer tanto a prevenção quanto o tratamento adequado às mais diversas patologias musculoesqueléticas, de acordo com as características de cada pessoa. Conta, ainda, com o Pilates, um método de fortalecimento, flexibilidade e exercício para o corpo todo, indicado para pessoas de todas as idades e condições físicas.