Auriculoterapia e moxabustão podem ser alternativas para as agulhas da acupuntura
A Azzera Clínica oferece aos seus pacientes algumas técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, como a acupuntura (inserção de agulhas), além da acupuntura auricular ou auriculoterapia, ventosaterapia e moxabustão. Todas trabalham em pontos específicos do corpo humano (nos meridianos, ou canais de energia), com estimulação por meio de agulhas, sementes, ventosas ou calor, respectivamente.
Agulhas indolores
As agulhas da acupuntura são descartáveis, feitas de aço inoxidável e flexível, com diâmetros muito finos, sendo até 10 vezes mais finas que as agulhas de injeção. O tratamento é praticamente indolor, mas a estimulação de alguns pontos que estão mais congestionados pode provocar incômodo de baixa a média intensidade por poucos segundos. Poderá, ainda, haver sensação discreta de choque elétrico e uma dor leve, efeitos transitórios que são normais.
Se mesmo assim o paciente tiver medo de agulhas, o acupunturista pode utilizar outras técnicas para a estimulação dos pontos, como a ventosaterapia (colocação de ventosas por sucção da pele), moxabustão (estímulo térmico indolor, pela combustão da erva artemísia) e ainda a acupuntura auricular.
Pontos na orelha
A acupuntura auricular ou auriculoterapia é uma técnica que visa harmonizar a função dos órgãos e vísceras por meio do estímulo de pontos distribuídos em todo o pavilhão auricular. As alterações dos órgãos e vísceras se refletem na orelha como pontos, que são estimulados pelo uso de sementes ou cristais, mas que também podem ser utilizadas agulhas.
O mecanismo da ação da acupuntura auricular faz parte da reflexologia e está provado que os resultados dessas técnicas são positivos e reais. Assim, o estímulo auricular tem efeito imediato, levando o cérebro a agir sobre todos os órgãos, membros e suas funções, equilibrando e harmonizando o organismo.
Contudo, o fisioterapeuta acupunturista Dr. José Carlos Nogueira Júnior lembra que não existem receitas milagrosas. “A acupuntura auricular é um método diagnóstico e terapêutico que tem valor reconhecido, mas que não deve ser utilizado como terapêutica isolada, uma vez que não reverte o processo de adoecimento, apenas exerce efeitos sintomáticos, sendo sua aplicação ideal como método auxiliar nos tratamentos sistêmicos, potencializando seus efeitos”, explicou.
Estimulação térmica
Outra técnica da MTC, a moxabustão realiza um aquecimento dos pontos de acupuntura por meio da queima de moxa, produzido da erva “Artemisia Sinensis”, visando o aquecimento e estímulo local. A aplicação de moxabustão tem a finalidade de aquecer a energia e o sangue dos canais de energia principais e secundários, promovendo aumento da velocidade na circulação energética desses canais, potencializando a nutrição e a atividade dos órgãos e vísceras.